Qual a melhor maneira de aplicar a contação de histórias em sala de aula?

domingo, 26 de setembro de 2010

Faixas Etárias e as Leituras Adequadas

Para cada idade da criança existem tipos de leituras adequadas, por isso se deve respeitar essas fases para não confundir a criança.
Até os três anos de idade é a fase da Pré Magia, nesta fase é importante contar para elas histórias de bichos; contos leves lúdicos e curtos; cantigas de ninar. Dos três aos seis anos ainda na fase Pré - Magia, porém agora um pouco mais elaborada, devem ser contadas histórias de bichos; contos de fadas curtos e simples; poemas; trava-línguas; parlendas; cantigas de rodas; limeriques. Aos sete anos as leituras devem-se voltar para histórias de crianças, animais e encantamentos; contos de fadas mais elaborados; aventuras no ambiente próximo (família e da comunidade). Nos oito anos elas gostam mais de  histórias de humor; contos de fadas mais complexos; lendas folclóricas. Aos nove já são os mitos; contos de fadas mais complexos; o antigo testamento como mito; histórias verídicas; histórias humorísticas. Nos dez são mitos; mitologia nórdica; narrativas de viagens; histórias verídicas. Dos onze aos doze já são os mitos hindus, pérseas, árabes, egípcios; narrativas de viagens; histórias verídicas; mitos de heróis. A partir dos doze anos são as narrativas de viagens; histórias verídicas; biografia; romances. E assim por diante.
É importante observar as faixas etárias e as leituras para poder ter uma base sobre o que ler para as crianças, assim podendo não fazer uma escolha errada que elas depois não compreenderão, porem lembrando que isso é apenas uma base. Isso ajuda a ver o que elas mais terão vontade de ouvir e ler.

Um comentário: